Aviso aos navegantes: vírus por e-mail com extensão SCR

Como recebo muitos e-mails no decorrer do dia, entre 300 e 400 mensagens é comum para eu ver e identificar os que têm a intenção de me prejudicar, ou melhor, aqueles que têm em seu conteúdo vírus perigosos. O que acho interessante é a capacidade do indivíduo de bolar uma forma de chamar a atenção do internauta para conteúdo e faze-lo acreditar nele. Tal capacidade de persuasão se usada de forma mais honesta, traria mais dinheiro e com muito menos risco para o criador. Mas acho que o "legal" deve ser a contravensão.

No entanto, defendo a tese de que se existe o produto é porque existe quem o compra, e com isso deve ter muita gente por ai caindo neste golpe.
Hoje, porém, recebi um que me chamou mais a atenção pela cara de pau de quem mandou e que nunca será identificado.
O e-mail na íntegra foi assim:
Assunto: Participação em Audiência Administrativa
Texto:
Procuradoria Regional da Justiça
Coordenação de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos – CODIN
Procedimento investigatório n.º 40925/2008
O Ministério Público da Justiça, no desempenho de suas atribuições institucionais, com fundamento nos artigos 137 e 119, inciso VI da Constituição Federal e artigo 6º, inciso VII, da Lei Complementar n.º 175, de 20 de maio de 1993, INTIMA Vossa Senhoria a comparecer na Procuradoria Regional do Trabalho, no dia 29 de Novembro de 2008, às 10:30 horas, a fim de participar de audiência administrativa, relativa ao procedimento investigatório em epígrafe, em tramitação nesta Regional, conforme despacho em anexo abaixo.

Logo abaixo deste texto segue uma frase: "Anexo Despacho.doc"

Tal frase é vinculada a um link, pois não existe anexo nenhum e o tal link é um arquivo com extensão (*.SCR) e o que isto quer dizer?
Bem, pesquisei e encontrei a resposta em um fórum do Yahoo com autoria de Henderson Claiton e que define bem o que é o tal arquivo:
".scr seria a extensão de protetor de tela (screensaver).

Geralmente é usado por hackers para disfarçar vírus e/ou trojans. Ou seja, parece que é um screensaver, mas na verdade é um vírus.
Se não for de um site confiável, não baixe de jeito nenhum. E, se já baixou e executou, atualize seu antivírus e mande fazer uma varredura completa."

O site Quatro Cantos também tem em sua página uma postagem sobre o mesmo assunto que vale a pena dar uma olhada.

Este post serve somente de alerta para os desavisados e para aqueles meus amigos que abrem tudo que vem em suas caixas de mensagens e depois ainda acham caro pagar o técnico para fazer os reparos e que também ficam irritados quando os mesmos técnicos informam que irão formatar a máquina.

9 comentários:

pasmonga disse...

MUITO BOM ESSE ALERTA DO NOSSO COLEGA, POIS RECEB´PI UM IGUAL COM MESMO TEOR E ESTAVA POESQUISANDO EM TUDO QUE ERA LOCAL PARA TENTAR VER A VERACIDADE, POIS O GOV. NÃO ENVIA E-MAIL SEM QUE SEJA SOLICITADO, ATÉ QUE ENTÃO LOCALIZEI ESSE BLOQ E É CLARO EXCLUSÃO DO E-MAIL RECEBIDO NA HORA.


OBRIGADO


PEDRO SILVA

MONGAGUA - SP

Anônimo disse...

Olá! Acabei de receber um e ñ é a primeira vez exatamente igual e sem dúvida foi p lixo e vim pesquizar sobre o tal artigo, lei e vim parar aqui, blz e obrigado p dica. Abraço e até...
Nicanor
Santos-SP

Anônimo disse...

Acabo de receber hoje tambem, obrigada pelo aviso
Santos, SP

Anônimo disse...

Quero aqui deixar meu sincero agradecimento pelas informações contidas neste blog. Também foi vítima desta estupidez de e-mail repletos de vírus. Estou tentando agora livrar a minha máquina, mas penso que vou precisar de assistência técnica.
Obrigado.
Fabiano Montes Claros MG>

Anônimo disse...

OBRIGADO PELOS ESCLARECIMENTOS! TAMBÉM FUI VÍTIMA DESSES BABACAS, VADIOS, QUE UTILIZAM SÃO INTELIGÊNCIA DE FORMA BURRA, PARA PREJUDICAR AS PESSOAS...
ACABEI DE RECEBER PELA SEGUNDA VEZ ESSA SEMANA!!

Anônimo disse...

Acabei de receber este mesmo email só mudando a data mais até a hora é a mesma.muito obg pelo esclaracimento já estava preocupada e cheguei até seu blog pesquisando o que seria esta tal lei.muito obg

Anônimo disse...

Muito obrigado!!!
Acabei de receber esse e-mail tb.

Achei muito estranho esta intimação vir através na Net.

Sorte q o e-mail ficou na pasta do lixo eletrônico, serviu como alerta para essa situação.

pesquisei no Blog e fiquei mais tranquilo com a informação passada.

Obrigado!!

Márcio
Curitiba/PR

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Recebi o arquivo com a extensão "scr" e não obtive esclarecimentos satisfatórios em outras pesquisas. Me poupastes uma baita bronca em plena sexta-feira, pois estava a ponto de baixar o arquivo, considerando o teor relevante do nome -falso nome- do arquivo. Muito grato. Não se renda ao lado "negro da força" e continue divulgando o bom conhecimento.
Alcides
Belém-Pa