O que mais importa? Ser negro ou ser Presidente?

Ouvindo a rádio BandNews hoje durante minha tradicional caminhada matinal, pude perceber através de uma indignada declaração de Ricardo Boechat, a quem dou razão que a visível imagem que muitas emissoras de rádio e televisão vem fazendo sobre Obama, presidente eleito dos EUA, dão mais importancia para o lado racial do que o lado político.
A questão principal é: importa que ele seja negro? No ponto de vista mundial e se tratando dos americanos, isto é uma derrota ao racismo que ainda incide sobre aquelas terras. Se bem que aqui no Brasil não vejo diferença, pois somos igualmente racistas. Mas e o ideal que levou aquele homem a ir até o final em sua jornada rumo à presidência? Pergunto isso por que vemos claramente que TODAS as nossas emissoras têm a mesma frase pronta: “o primeiro presidente negro da história dos EUA”.
Durante a evolução humana deixamos de ter arenas com leões que devoravam pessoas para nossa diversão e hoje temos os jogos olímpicos e os esportes em geral que provam quem é o mais forte ou mais rápido e tudo isso sem matar ninguém. Deixamos de apedrejar o condenado (a) até a morte e passamos julgar através de leis e com isso aplicar a condenação necessária entre outros tantos fatos que revelam que não ficamos parados e conformados com a situação. Sendo assim será natural que dentro de pouco tempo tenhamos as mulheres como lideres em diversos paises por esse mundo.
Com isso será que o espanto ainda será o mesmo? Ora, a pessoa mais preparada mostrou propostas e garra para liderar sem fazer do sistema eleitoral um circo como ocorre por aqui e o povo acreditou.
Este mesmo povo mais uma vez mostrou que está atento a estas qualidades e virtudes e que está cansado, neste caso de ter filhos defendendo um país que nem é deles e morrendo todos os dias por lá, de ter a economia fragilizada o que para eles é inadmissível, de perder o controle já que são a base do mundo mesmo que eles não queiram tal responsabilidade.
Foi demorado, foi lento, mas foi eficaz e por mais uma vez, apesar dos obstáculos, a população americana deu aulas de educação política ao mundo, onde foram mostrados incansáveis eleitores esperando em uma fila com espera estimada de até oitos horas, o momento de votar e assim expressar seu sentimento quanto ao que esperam do futuro e deixo aqui a observação de que eles nem são obrigados a votar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, não gostaria de criar o seu blog no wordpress? ter o dominio www.entretendum.com/diariodeumbloger

saiba mais em

http://www.entretendum.com/procura-se-blogueiros/

Anônimo disse...

Olha estou escrevendo um texto sobre a espécie humana para o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.Baseado em estudos e pesquisas coloco que os termos "raça" e "racismo" foi disceminado entre os humanos pelos colonizadores.Pois os cientistas,pesquisadores,historiadores dizem que só há um ancestral humano,portanto uma espécie humana.O preconceito,a discriminação pelas características exteriores vem dos colonizadores para dominar o povo africano.A ignorância absoluta ou admitida também é responsável pelo preconceito.Precisa-se enfocar a espécie humana não só do ponto de vista histórico-cultural,mas bio-historico-cultural e isto fazer parte dos currículos escolares desde as Séries Iniciais para que as crianças desde cedo fiquem sabendo por que existem pessoas com caracteristicas externas diferentes já que por baixo da pele somos todos iguais.