e = mc2: 103 anos depois, Einstein tinha razão


Como pode um homem a 103 anos atrás ter originado uma teoria que fez e ainda faz muitos cientistas por ai baterem ou fundirem as cabeças até chegarem a um concenso de que ele estava certo com aquela fórmula maluca?

O site do Yahoo internacional publicou ontem a matéria jornalística que achei um tanto curioso e traduzido na íntegra fica desta forma:

PARIS (AFP) - É tido mais de um século, mas comemorou a fórmula de Einstein e = mc2 que foi finalmente confirmada, graças a um heróico esforço computacional realizado por um consórcio físico formado por França, alemanha e Hungria.

Um consórcio liderado por intelectuais da França Laurent Lellouch do Centro de Física Teórica, utilizando alguns dos supercomputadores mais poderosas do mundo, fixou os cálculos para estimar a massa de prótons e nêutrons, as partículas no núcleo dos átomos.

De acordo com o modelo convencional da física das partículas, prótons e nêutrons compreendem partículas mais pequenas conhecidas como quarks, que por sua vez, estão vinculados por gluons.

A coisa estranha é esta: a massa de gluons é zero ea massa de quarks é apenas cinco por cento. Onde portanto estão os 95 por cento restantes?

A resposta, segundo o estudo publicado na revista Science dos EUA na quinta-feira, provém da energia a partir dos movimentos e interações dos quarks e gluons.

Em outras palavras, a energia e a massa são equivalentes, como Einstein propôs na sua Teoria da Relatividade Especial em 1905.

A fórmula E = mc2 mostra que a massa pode ser convertida em energia, e a energia pode ser convertida em massa.

Ao mostrar quanta energia será liberada quando uma certa quantidade de massa estavam a ser convertidos em energia, a equação foi utilizada muitas vezes, mais conhecido como o inspirador base para construir armas atómicas.

Mas resolver e = mc2 para a escala de partículas sub-atômicas - em equações chamado quantum chromodynamics - tem sido extremamente difícil.

A France's National Centre for Scientific Research (CNRS) disse orgulhosamente em um comunicado à imprensa: "Até agora, esta foi uma hipótese". "Já foi corroborado pela primeira vez."

Para aqueles interessados em saber mais: as computações envolvem: "Prevendo espaço e o tempo como parte de um quatro-dimensional lattice de cristal, com discretos pontos espaçados ao longo colunas e linhas."

3 comentários:

ahr disse...

A velocidade e distância em que a energia interage é que determinam a massa e a estabilidade do átomo.Temos que deixar de lado essa ideia de partículas.Protons contidos no núcleo é impossível.

Diegostoso disse...

Ah a particula é igual ao numeros de protons, por isso Aistem está certo.

luiz malerba disse...

A ciência tem que continuar estudando as particularidades que compõe toda massa do planeta terra, só assim chegaremos a estrutura primaria dos Atomos, Celulas, Etc., para converter em benefícios a humanidade. ¨TUDO NO MUNDO È POSSÍVEL ATE QUE ALGUEM DESCORDE MAIS CONSIGA PROVAR AO CONTRARIO.