Você reciclar ou manda para reciclagem?

Esta questão não foi inventada e é preocupante. Li um anúncio de uma operadora de telefonia móvel que dizia: "eu reciclo meus celulares e baterias”. Agora "cá pra nós" isto é real? Claro que não. Há uma diferença muito grande entre reciclar e mandar para reciclagem. Não há controle e nem apresentação de resultado final do processo. Quando enviamos uma bateria de celular, por exemplo, para este setor sabemos que foi realmente feito o que deveria? É muito fácil deixarmos lá para que a consciência "ecológica" fique tranqüila, mas e depois? Aqui na minha região já cansei de separar o lixo como caixas de leite, garrafas pet e vidro em sacolas distintas e simplesmente chega o caminhão do lixo e joga tudo lá dentro, compacta e vai embora. Minha consciência ficou tranqüila? Sem demagogia, não. Portanto pense bem antes de dizer que recicla, sendo que tal ato é colocar a mão na massa, enquanto mandar para reciclagem é deixar o trabalho sujo com os outros, com isso talvez se ache no direito de sair por ai dizendo "eu reciclo".

3 comentários:

Anônimo disse...

Não tem nenhum posto de coleta próximo de casa. O máximo que eu consigo é acumular um pouco de óleo e plásticos para levar quando atingir determinada quantidade. É incomodo pois moro em apto pequeno. Infelizmente nossos políticos não estão interessados nisso. Por enquanto isso não dá voto, né. Melhor falar de construir pontes...
Abraços

Anônimo disse...

Na região da minha casa, não tem coleta seletiva, então juntamos o lixo de reciclável de algumas semanas e levamos no Pão de Açucar, que tem parceria com uma cooperativa de catadores.
Imagino eu, que o Grupo Pão de Açucar não se associaria com alguma empresa, sem ter certeza da idoneidade deles.
Em contrapartida, já tentei entrar em contato com várias cooperativas, para reciclar o lixo do meu salão(e não é pouca coisa), e simplesmente os caras não me retornam as ligações.
É incrível, pois o interesse maior é deles, que vão transformar meu lixo em dinhiero!!!
Eu sigo fazendo tudo que está ao meu alcance, apesar de ser pouco, já faz uma senhora diferença, que é facilmente percebida quando comparo o meu lixo reciclável(90%) do orgânico (10%).

joao Assis disse...

publiquei recentemente uma materia sobre uma usina de reciclagem,que é o melhor meio para efetuar eficientemente a reciclagem de produtos,pois por experiência propria,sei que esse método de seleção em casa tem muitas falhas,o principal esta nos custos de recolhimento que tornam o sistema pouco atraente comercialmente,visto que o "lucro"move o mundo.
Um grande abraço.